Música: Muse >> Origem & Showbiz

By 13:31 ,


Créditos → Blog Indie N RollMuse Brasil

Estreando a coluna de música, escolhi uma das minhas bandas favoritas que eu sou fã de carteirinha: Muse.

O Muse é uma banda britânica de rock alternativo, de Teignmouth, Devon (Condado do sudoeste da Inglaterra), formada em 1994 com Mattew Bellamy (vocal, guitarra e piano),  Christopher Wolstenholme (baixo, voz secundária e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão). O som do Muse é uma mistura de rock alternativo, música clássica e eletrônica, de acordo com os discos.

O que faz da banda ter um som tão original é exatamente essa fusão de gêneros musicais que torna cada disco da banda diferente um do outro, mas sem perder a essência do som, o que conquistou muitos fãs e ainda conquista até hoje.

Inicialmente o trio eram conhecidos como Rocket Baby Dolls, e muitos rumores dizem que este nome teve origem num filme pornô japonês. Se é verdade ou não esta história, ninguém sabe. De acordo com os três, depois de uma consulta aleatória ao dicionário encontraram o nome Muse e resolveram ficar com ele; Mattew ainda completou dizendo que o termo Muse era pequeno e chamaria a atenção nos cartazes de shows. Se você procurar este termo num bom dicionário vai encontrar, além da tradução literal musa, este significado: Meditar; escrever e falar os pensamentos ao mesmo tempo. Para mim, este título caiu como uma luva!

Nos próximos posts apresentarei cada albúm da banda com comentários em ordem cronológica de lançamento e curiosidades. 

Hoje apresento o primeiro disco, intitulado Showbiz.

Discografia

Showbiz (1999)


Albúm de estréia do Muse, Showbiz tem uma característica primitiva do som da banda e letras leves, retratando as dificuldades que o grupo de Devon passou no início da carreira. 

No entanto a crítica na época comparou muito o Muse com outra banda britânica que eu gosto muito, o Radiohead (e alguns até hoje ainda comparam!). Mas como eu disse anteriormente, o som da banda vai mudar nos albúms seguintes, então essa comparação nos dias de hoje, na minha opinião, não faz mais sentindo.

Nas palavras do editor musical James Hurley sobre Showbiz: "Apesar das comparações óbvias com o Radiohead o que atraiu criticas até mesmo de Thom Yorke,(vocalista do Radiohead) Muse se apresentou de forma formidavel, se não de forma original, muito talentosos com este álbum"

Playlist


01 - Sunburn
02 - Muscle Museum
03 - Fillip
04 - Falling Down
05 - Cave
06 - Showbiz
07 - Unintended
08 - Uno
09 - Sober
10 - Escape
11 - Overdue
12 - Hate This & I'll Love You
13 - Spiral Static

Destaco as músicas Showbiz, Fillip, Unintended e Overdue, minhas favoritas.


Arte do Albúm: Produzido por Tanya Andrew, que curiosamente foi a primeira namorada de Mattew Bellamy, mostra exatamente as turbulências e dificuldades que o grupo estava passando: uma garota pulando na superfície da Lua, com a Terra pequenininha ao fundo. 





No próximo post: Origin Of Symmetry: Muse apresenta um novo som, mais agressivo com puro rock'n roll e o primeiro dvd  da banda, Hullabaloo.

Leia também

8 comentários

  1. Nunca dei atenção para Muse! Até que ouvi uma música, se não me engano, em um episódio de Vampire Diaries! Aí sim fui prestar atenção! Ainda preciso conhecer mais! Mas achei bom!

    Beijos!
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não faz muito tempo que eu gosto do Muse rs (sei lá desde 2009) mas desde o princípio as músicas me conquistaram... :)

    ResponderExcluir
  3. Conheci MUSE através da trilha sonora do ultimo filme do Twilight com a música Neutron Star Collision (Love is Forever) muito loka!! =) ♫

    ResponderExcluir
  4. Ahh eu tbm ñ tenho vergonha de confessar, muito pelo contrário, que eu conheci o Muse tbm pela saga Twilight, logo no primeiro filme! rs.

    Neutron Star Collision é linda demasi!! =D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Também conheci Muse por causa de Twilight, mesmo não gostando muito dos filmes (não se comparam aos livros). Mas eu conheci por Neutron Star Collision, na MTV, e hoje eu acho que posso dizer que é a minha banda preferida (ao lado de Oasis rs).

    Agora uma coisa engraçada: eu fui procurar Muse num dicionário em inglês e, por coincidência ou não, ele tava entre as palavras "muscle" e "museum".

    Para mim, nesse algum destacam-se Sunburn, Filip e Showbiz.

    ResponderExcluir
  7. Conheci Muse faz bastante tempo, e depois disso sempre amei a banda. Com suas indas e vindas, com épocas que escutava eles o dia todo, e depois meses sem ouvir uma música, no final sempre redescobria, e admirava mais ainda.

    ResponderExcluir
  8. Bellamy não sabia qual seria o nome da música então ele foi no dicionário e pegou as palavras sucessoras e antecessoras a "muse" tais palavras eram "muscle" e "museum" , daí surgiu o nome da música.

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!