A Menina Que Roubava Livros - Dica de Leitura

By 17:34


"Quando a Morte conta uma História, você deve parar para ler"

Crédito para a Sinopse: Skoob

Com esta frase um pouco macabra na contra-capa, que The Book Thief, de Markus Zusak me chamou a atenção na livraria há dois anos atrás. Eu não sabia o que levar, e como eu já tinha ouvido falar muito deste livro,levei. Infelizmente ou felizmente este é daqueles livros mais conhecidos de nome do que de realmente ter sido lido. 

É uma pena, pois a história que Markus Zusak é incrível!

O livro conta a história de Liesel Meminger durante a Segunda Guerra Mundial, por volta dos anos de 1939 e 1943, onde ela se encontra com a Morte três vezes. Contada pela própria Morte, uma narradora mórbida e simpática, ela nos conta a trajetória de Liesel durante esses anos: sua mãe era uma comunista perseguida pelo Nazismo, onde envia Liesel e seu irmão pra viverem em um subúrbio pobre de uma cidade alemã com um casal que os adota por dinheiro.
O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. Apegada ao pai, um simples pintor bonachão que lhe ensinou a ler, amiga de um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista, assiste ao triunfo do Führe, e ainda por cima ajuda o pai a esconder um judeu que escreve livros artesanais para ter uma parte em toda esta história. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.

Confesso que eu levei mais tempo para ler este livro inteiro do que o normal. É uma leitura complexa, e até em certos momentos tensa, mas valeu a pena o esforço. É uma história linda, intrigante que te deixa com a pulga atrás da orelha, e me fez derramar um balde de lágrimas com o final. Não vou falar, leiam para saber! (risos).

Recomendadíssimo, porque depois que vocês lerem A Menina Que Roubava Livros, nunca mais serão como antes.

Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!