Sábado Cultutral #1

By 12:59



O Sábado Cultural é uma coluna criada neste blog com o intuito de deixar os leitores informados sobre novidades importantes literárias, do mundo da música e do cinema. 


Vou me esforçar ao máximo para postar todos os sábados :)


News Literários da Semana:


Original de Jane Austen é arrematado por US$ 1, 6 milhão.



fonte: Cultura News

 O total de US$ 1,6 milhão foi o valor pago por um manuscrito da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817) em um leilão realizado em Londres nesta quinta-feira, dia 14 de julho. A obra, ainda inacabada e com o título de The Watsons, é considerado, segundo informações da BBC, como um dos poucos manuscritos conservadosd a escritora inglesa.


O romance, escrito em 1804 – ao que tudo indica – e avaliado inicialmente entre 322 e 483 mil euros, estava nas mãos de um colecionador privado e foi comprado agora por uma instituição sem nome divulgado.
A história de The Watsons retrata a vida de uma família que, assim como a da própria autora, era composta por quatro irmãs de um clérigo. Jane é autora, entre outros, dos clássicos Orgulho e Preconceito e Persuasão.


Os 10 livros mais vendidos na semana no Brasil

Segue a lista dos 10 livros mais vendidos nesta semana no Brasil de acordo com a Revista Veja:

1º - A Guerra dos Tronos - George R.R Martin



2º A Fúria dos Reis - George R. R. Martin


3º  Um amor para Recordar - Nicholas Sparks



4º O Herói Perdido - Rick Riordan


5º Água para Elefantes - Sara Gruen


6º  Despertada - P.C Cast e Kristin Cast


7º  Questões do Coração - Emily Giffin

8º Querido John - Nicholas Sparks


9º A Cabana - William P. Youg


10º Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks



News Musicais da Semana

Pearl Jam vem ao Brasil


fonte: Cultura News

Após uma série de boatos, foi confirmada nesta segunda-feira, dia 11 de julho, a vinda do Pearl Jam ao Brasil em novembro próximo. O grupo de rock fará quatro shows no Brasil: São Paulo (dia 4), Rio de Janeiro (6), Curitiba (9) e Porto Alegre (11).



Formada por Eddie Vedder (vocal e guitarra), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra), Mike McCready (guitarra) e Matt Cameron (bateria), a turnê celebra os 20 anos de história da banda, que nasceu em Seattle, Washington.

Para os shows no Brasil os ingressos começam a ser vendidos a partir de 1º de agosto pelo telefone 4003-5588, site e bilheterias oficiais.

News Cinéfilo da Semana

Diretor David Yates diz que buscou final "apocalíptico" para Harry Potter


fonte: UOL Cinema

O bruxinho Harry Potter se despede de sua devota legião de fãs com o filme mais "apocalíptico" e "bélico" da saga, "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2", afirmou em Londres o cineasta David Yates.

O diretor britânico explicou em entrevista à Agência Efe que com a oitava e última parte da saga, que estreia nesta sexta-feira nos cinemas de todo mundo, buscou por cenários "mais espetaculares" que os dos outros longas."Queria imagens tingidas de vermelho, com sangue, fogo e ação, sem comprometer o aspecto comovente com o qual estes jovens tentam vencer uma guerra", disse o roteirista, responsável pela adaptação do livro da escritora britânica JK Rowling para o cinema desde 2007.

Yates, praticamente um desconhecido antes de Harry Potter entrar em sua vida, reuniu Chris Columbus, Alfonso Cuarón e Mike Newell, para dar um toque mais sombrio nas aventuras do bruxinho.

Assim fez com "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2007), "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2009) e "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" (2010), filmes que quis acrescentar "escuridão e intensidade".

"Queria uma obra mais madura, mais moderna, e deixar de lado o mundo infantil - ampliar a audiência. Queria que o filme fosse mais sofisticado, além de comovente", declarou.

O empenho de levar ao cinema as bem-sucedidas histórias de Rowling, que em 2007 lhe rendeu uma candidatura aos Prêmios Empire e outra aos Saturn, o deixaram "esgotado".

"Foram anos intensos, sem parar, e provavelmente, vou sentir um vazio agora que terminou", confessou o diretor que, apesar de emendar uma gravação após outra, se sente "um privilegiado" por ter participado da saga cinematográfica "mais lucrativa do mundo".

O mundo fantástico de Harry Potter que fascina crianças e adultos lhe proporcionou "uma experiência incrível, muito intensa e muito envolvente" que, nesta última entrega, chega finalmente em 3D.

Yates afirma que o bruxinho, interpretado por Daniel Radcliffe, já é "um tesouro nacional extremamente importante".

O diretor rasgou elogios ao elenco que acabou se tornando estelar, como Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. "Trabalhar com todos eles foi genial", disse.

"Sempre foram muito simples, equilibrados e com os pés no chão neste circo incrível de Harry Potter".

Para Yates, Radcliffe é um "workaholic" e Emma é "um pouco Hermione, extremamente perfeccionista e muito brilhante". Já Grint, é "muito tranquilo, educado e meigo".

Se tivesse que escolher um personagem favorito, escolheria Severus "Snape" por sua "complexidade e porque tem algo de tragicamente romântico. Trata-se de uma figura incompreendida". Contudo, também adora "Hermione", a amiga sabichona de Harry, por ser "tão inteligente, intensa e corajosa".

Questionado sobre sua vida pessoal, mencionou o fato de ter pesado o ritmo ininterrupto das gravações, além de seu novo status como diretor de sucesso. "Não tive "tempo nem para pensar", desabafou.

"Não parei, mas continuo sendo eu mesmo e peço a minha mulher e ao meu editor que me digam se mudei", comentou.

E quanto ao tão aguardado desenlace da saga, na estação de Kings'Cross, Londres, onde começa o mundo mágico de Harry Potter, o cineasta confessou que é sua "cena preferida" e é a que, inclusive, a que "completa o ciclo".



Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras ( A Game of Shadows)

   

fontePortal Cinema

E saiu essa semana o trailer de Sherlock Holmes 2 - O Jogo das Sombras. 


Na trama após ter derrotado o Lord Henry Blackwood, Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é confrontado com um novo desafio que envolve o maléfico Professor Moriarty (Jared Harris), um homem dotado de um intelecto soberbo que pretende dominar o mundo. Watson (Jude Law) vai assistir Sherlock Holmes neste seu novo desafio mas também vai tentar salvar a sua relação com Mary Morstan (Kelly Reilly).


A estréia mundial está prevista para Dezembro deste ano.


Dirigido por Guy Ritchie, com Robert Downey Jr ., Noomi Rapace, Jude Law e  Jared Harris.


Trailer: 






Nem preciso mencionar que eu já estou contando os dias né? =P

Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!