Resenha: "A Hora da Estrela" - Clarice Lispector

By 14:58 ,


Título: A Hora da Estrela
Autora: Clarice Lispector
Ano de Publicação: 1977
ISBN: 85-325-0812-x
Editora: Rocco
Sinopse: A nordestina Macabéa é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se então por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.




O romance de Clarice Lispector possui um tom singular de narrativa e personagens. Mesmo criando um narrador é possível saber que é a própria autora quem fala.


O ritmo da narrativa foi em dados momentos, irritantemente cansativo, apesar de ser um livro curto. Não se sei foi de propósito, mas as personagens também não ajudavam em nada a continuar a leitura. Não possuía nenhum atrativo, nenhuma característica marcante, nada. Pareciam mais fantoches, porém até fantoches possuem certo brilho.

A autora a meu ver escreveu o livro numa madrugada de insônia, pelo aspecto irreal e maluco da narrativa. Piadinha sem graça a parte, o romance é fortemente marcado pelas características modernistas de composições.
O romance é salvo dos aspectos ruins, com o final surpreendente, e sim, digno de elogio.

Toda a história de Macabéa foi conduzida para aquele momento de “glória” e libertação da apatia, cruelmente e ironicamente num momento tenso de sua miserável vida.

Lispector não parece ser muito otimista, mas tem um estilo narrativo simbólico, metafórico e lírico, tornando-o belo, apesar de tudo.


Classificação




Resenha curtinha, eu sei, mas eu não tenho muito o que comentar da obra...

Beijos!

Leia também

1 comentários

  1. Oie tem um selinho pra você no meu blog:

    http://conversando-com-a-lua.blogspot.com/2011/10/selinho-tag.html

    Bjks

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!