Resenha: "O Último Olimpiano" (Percy Jackson & Os Olimpianos Vol. V) - Rick Riordan + Os Arquivos do Semideus

By 14:00 , , ,


Título Original: “The Last Olympian”
Autor: Rick Riordan
Ano de Publicação: 2009 nos EUA e 2010 no Brasil
ISBN: 978-85-9808-90-8
Editora: Intrínseca
Sinopse: Os meio-sangues passaram o ano inteiro de preparando para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã.
Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção a cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.
Neste aguardado desfecho da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia sobre o décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra o seu caminho.

Atenção: Se você não leu os quatro volumes anteriores, não é recomendável a leitura desta resenha por conter spoilers dos citados.

Finalmente o tão aguardado último volume da série. “O Último Olimpiano” sinceramente falando, não decepcionou para quem buscava uma grande aventura. Neste último capítulo, todos os mistérios dos livros anteriores são solucionados, principalmente em se tratando da Grande Profecia.

Já deu para perceber que com este último volume eu estou satisfeita. Tudo porque aquela narrativa equilibrada do “O Ladrão de Raios”que eu tanto apreciei, retorna. Riordan soube administrar muito bem as cenas de luta, os diálogos e as revelações, muito bem encaixadas, se deixar dúvidas. Não precisei ficar voltando páginas e páginas para entender o que estava acontecendo como na “A Batalha do Labirinto” e seus antecessores.

Apenas uma coisa que me incomoda como eu já mencionei nas resenhas anteriores, é ainda o sonho dos semideuses que... Bem, no “Último Olimpiano” foi mais interessante devido ao que é revelado sobre o passado de Luke. Porém, ainda acho essas passagens bem entediantes.

O que mais conta pontos a favor deste último volume é o elemento surpresa. Nem tudo aquilo que o leitor pensa que é, é na verdade. O autor quebrou com o clichê surpreendendo no final das contas. Aquela história que as profecias podem ser interpretadas de várias formas é levado bem a sério.

Os personagens estão sentido na pele as consequências da guerra, principalmente o protagonista Percy, e também Annabeth. O relacionamento entre eles dois está ficando cada vez mais difícil, não só pela situação em que passam, mas também por estarem confusos e com muitas coisas na cabeça. E também, por Rachel Elizabeth Dare, que passa pela mesma situação.

O romance é tomado levemente por aspectos sombrios, até então inéditos para mim durante a leitura da série. Amigos sejam eles conhecidos ou não, são mortos de forma cruel. No entanto, a guerra é tão intensa e tão rápida que não há tempo nem para os personagens e nem para os leitores se lamentarem e absorverem a perda.

A guerra prossegue. Sequências de lutas constantes são narradas. Percy descobre mais sobre si mesmo. Talvez seja por isso que eu gostei tanto do “O Último Olimpiano”, porque assim como no “O Ladrão de Raios”, a trama se foca mais nele e em seu destino.

Mas não pensem que a história acaba aqui. Não. Riordan presenteia os fãs da série bem no final, dando uma teia para uma continuação.

Sim, continuação, já lançada, “O Herói Perdido”, primeiro volume da série “Os Heróis do Olimpo”, com novos semideuses, uma nova profecia e claro, os personagens famosos que já conhecemos. (Eu já comprei o primeiro volume, mal posso esperar para ler!).

No geral, a série “Percy Jackson & Os Olimpianos” entra para a lista de grandes sagas da década, mesmo com todos os defeitos. Isso não é só eu que estou afirmando. 


Os Arquivos do Semideus

Título Original: “The Demigod Files”
Autor: Rick Riordan
Ano de Publicação: 2009 no EUA e 2010 no Brasil
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-98078-89-2
Sinopse: Jovens semideuses, preparem-se para ter acesso a arquivos altamente sigilosos. Compilado pelo escriba sênior do Acampamento Meio-Sangue, o sr. Rick Riordan, o conteúdo supersecreto inclui relatório de três aventuras das mais perigosas aventuras de Percy Jackson, informações valiosas conseguidas em entrevistas com os mais importantes heróis da saga, um utilíssimo mapa do acampamento e muito, muito mais. Leiam e tornem-se especialistas no universo dos deuses e heróis do Olimpo.



Sem dúvida, este “extra” da série é uma relíquia valiosa para os fãs e semideuses. A aventura de que eu mais gostei foi “Percy Jackson e a Espada de Hades”, além das ilustrações, entrevistas, passatempos e curiosidades da série. É um livro curtinho, li em um dia. Eu fiquei intrigada por não vir as ilustrações de Luke e da Rachel, como eu tinha visto na internet. Não custava nada, né?

É impossível não rir das entrevistas, principalmente da Annabeth. Acredite, a Sabidinha é engraçada quando fica sem graça. Nem preciso dizer por quê... (#cof, Percy, #cof), em parte foi por causa dessa entrevista dela que eu comecei a escrever a fanfic.

Então, semideuses, por enquanto é isso. Aguardem a resenha do “Herói Perdido” (Tio Rick que me fazer falir, né?)

Bjos!




Leia também

2 comentários

  1. Sou louca por Percy e ainda não li Os Arquivos acredita? Preciso comprar o meu logo ç.ç
    Bom, eu encontrei o seu link em um grupo do skoob e vim aqui fazer uma visitinha e te seguir *o*
    Beijinhos :**

    http://londondreamylondon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Há muito custo consegui comprar o meu hehe =D
    Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!