Dia do Leitor - 07 de Janeiro

By 13:22


Hello caros leitores!

Se você não sabia que dia 07 de Janeiro é o dia do leitor, eu também não! Mas qual não foi a minha felicidade em saber que pelo menos um dia do ano é em homenagem a nós, leitores apaixonados por livros (ignorem a redundância).

Nas minhas andanças pela internet sobre o assunto, eu acabei encontrando um texto bem interessante no site do Ministério da Cultura. Selecionei um trecho que me chamou a atenção:

Visando vender o livro a valores mais baixos, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) fez o cadastramento das editoras – já são 10 mil títulos passíveis de serem comercializados a R$ 10. Em um primeiro momento, estes títulos estarão à disposição das bibliotecas, que receberão um cartão-livro para comprá-los. Posteriormente, a sociedade também será beneficiada pela ação. Segundo a FBN, existem no Brasil 96 milhões de leitores e apenas 30 milhões compram livros. Ou seja, há um potencial a ser alcançado com o livro mais barato. A ideia, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, é com o preço do livro mais baixo, viabilizar o acesso ao produto de classes sociais diversas, incluindo a classe C. “Isso vai contribuir para que a meta de o brasileiro ler quatro livros por ano seja atingida”, avalia Ortiz. A média de leitura do brasileiro é inferior a outros países da região, como por exemplo, a Colômbia, onde se lê dois livros por ano por pessoa.

Fonte: Cultura. gov

Sinceramente falando - e ninguém é obrigado a concordar comigo - não é só a questão dos preços dos livros que fazem o brasileiro ler tão pouco. Até porque as bibliotecas estão aí para isso, e ultimamente muitos livros de autores consagrados estão sendo relançandos a preços bem acessíveis. A raiz do problema é na questão cultural. O brasileiro não lê porque tem outras coisas de menos importância para passar o tempo o livre do que a leitura de um bom livro. Claro, é impossível não fechar os olhos em relação aos preços de livros que são lançamentos - sejam eles de autores nacionais ou não - que são bem salgados. Esse é um assunto muito polêmico, realmente...


Agora será mesmo que aqueles que detém o poder estão preocupados em ter uma população mais inteligente e culta?


Em fim, teorias da conspiração à parte, aproveitem esse dia muita mais que merecido!


Bjos!

Leia também

2 comentários

  1. Não sabia que dia 7 de Janeiro era meu dia... Pena pois devo ter perdido algumas promoções nos sites de livro...
    Quanto aos brasileiros lerem pouco, acho que os preços dos livros contribuem, mas o principal está na educação de base, que realmente não existe no Brasil. Se nosso povo tivesse escolas melhores, com certeza seria mais culto e voltado a leitura.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  2. Gisela, faço das suas palavras as minhas também =)

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!