Resenha Ilustrada: "O Herói Perdido" (Série Os Heróis do Olimpo - Vol. I) - Rick Riordan

By 14:28 , , ,


Título Original: The Lost Hero
Autor:
Rick Riordan
Ano de Publicação: 2010 nos EUA/ 2011 no Brasil
ISBN: 978-85-8057-008-3
Editora: Intrínseca
Sinopse: Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles:


Sete meios-sangues responderão ao chamado.

Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.

Um juramento a manter com um alento final,

E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar… e muito.
Novos personagens e alguns velhos conhecidos do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço neste primeiro livro da saga Os Heróis do Olimpo, que nos leva de volta ao universo da série Percy Jackson e os Olimpianos — agora, com ainda mais aventuras, humor e mistério, em uma trama que vai deixar qualquer mortal ansioso pelos próximos volumes.
* Resenha Ilustrada é um formato de análise do livro em que figuras aleatórias coerentes com o enredo ilustram - não oficialmente - a resenha. As imagens não são spoilers significativos da obra. Além disso, adaptações ou qualquer outra coisa referente ao livro também é incluído. Essa é uma ideia - não tão original - para as resenhas. Claro que nem todos os livros resenhados vão seguir esse formato.  
Obs.: As ilustrações desta resenha são oficiais.


Finalmente eu como uma fã incondicional da série de Rick Riordan tive a oportunidade de ler o primeiro volume da série Os Heróis do OlimpoO Herói Perdido. A trama é centrada em três novos personagens: Piper, Jason e Leo.

Piper é uma jovem problemática que não tem a atenção do pai, este acaba por se encontrar em grande perigo, desaparecendo misteriosamente, cabendo a ela salvá-lo... Como nada vem de graça, o preço para a salvação do seu pai pode sair muito caro.

Jason não se lembra de quem é. Ele acorda num ônibus ao lado de Piper que supostamente é sua namorada, e Leo como seu melhor amigo. O problema é que ele não se lembra de nenhuma dos dois e nada parece fazer sentido.

Leo é muito bom com ferramentas e acaba por ser identificar com aquele bando de garotas e garotas do Acampamento Meio-Sangue que se dizem filhos de deuses. No entanto, ele esconde um segredo, que juntamente com o seu triste passado e as coisas estranhas que estavam acontecendo – como o campista desaparecido – pode ser a chave para desencadear algo mais terrível que um titã...

É de se esperar que como continuação da série Percy Jackson e Os Olimpianos, novos personagens irão aparecer. Porém neste primeiro volume é sentida a falta dos personagens conhecidos, como Percy, por exemplo, e também as poucas aparições de Annabeth. A trama gira em torno do trio Piper, Jason e Leo, sendo que dos três, apena Leo foi o personagem que me cativou com o seu humor irônico e descontraído. Ainda sim falta uma exploração melhor do personagem. Já a Piper eu gostei dela no começo, pois é uma personagem que tem potencial, mas em muitos capítulos eu me entediava com ela e seus pensamentos sobre a paixão dela por Jason.

Para mim foi muito pouco convincente o casal Piper/Jason, sendo até muito melosinho e sem graça. Jason é um personagem ainda muito fraco, faltando personalidade, e algo marcante – servindo para a Piper também. Sinceramente eu nem fui muito com a cara dele. Para mim ele é o típico heroizinho estereotipado e sem sal.

Para possíveis semideuses da Grande Profecia, este primeiro trio deixou a desejar. Não gosto de fazer comparações, porém era inevitável para mim não se lembrar das aventuras de Percy, Annabeth e Grover em O Ladrão de Raios. A narração é em terceira pessoa em pontos de vistas alternados entre o trio, tendo o lado bom e ruim. O bom é os detalhes. Agora é possível o leitor saber o que se passa na cabeça dos protagonistas, o que eu senti falta na série anterior – apesar de eu amar a narração do Percy. Como eu até mencionei na resenha de A Batalha do Labirinto, uma série como Os Heróis do Olimpo é de necessidade vital a narração em terceira pessoa. Infelizmente devido à alternação de pontos de vista, o ritmo da leitura e da trama esfriava em muitos momentos. Provavelmente porque eu esperava bem mais do novo trio de protagonistas.

Talvez essa minha implicância com esses novos personagens seja pela saudade que eu tenho dos antigos. Percy não aparece, apenas é citado, Thalia aparece poucas vezes, Annabeth também quase não dá as caras – o que eu achei um pouco injusto com ela, pois é uma personagem querida que possui o seu carisma, mas não recebeu a devida atenção nesse primeiro volume, desfalcada pelo trio citado, mesmo sendo necessário. Bem vamos esperar para ver...

O Herói Perdido ganhou um tom narrativo mais sombrio deixando no ar um aspecto de apreensão no leitor, mesmo sendo morno, como apenas uma introdução necessária para a série. Ainda sim eu fiquei um pouquinho decepcionada, salvo o fato de ter mais mitologia e – graças a Atena – uma continuação. A evolução da escrita de Riordan também conta muitos pontos, além de mitologia... romana.

 Impossível eu não me deixar de perguntar se é realmente necessário fazer uma continuação de outra série. Calma, eu não estou reclamando de mais livros (nem pensar!), apenas refletindo se mais uma série de cinco livros como complemento de uma primeira bem sucedida terá a mesma qualidade. Vejam bem, a série Percy Jackson e Os Olimpianos foi sucesso de vendas, público e crítica no mundo inteiro. Agora os fãs aguardam uma continuação...

Será que vai dar certo? Trama Riordan tem, mas a cobrança vai ser maior e se o tiro sair pela culatra... Entendem o que eu quero dizer? Fazer uma continuação de uma saga bem sucedida foi uma cartada arriscada do autor, que pode acontecer de dá tudo certo e os fãs ficarem satisfeitos, mas também pode dar muito errado. Jogada de Marketing? Pressão da editora? Vai saber. Não digo isso num tom de desconfiança da capacidade de Rick Riordan. Não mesmo. Ele já provou que é um escritor com muito talento, porém eu sou fã de seus livros, não poser #hehe, e como fã eu tenho direito de indagar sobre essas questões. Eu espero estar sendo equivocada e engolir todo esse parágrafo.

O Herói Perdido já tem uma continuação lançada nos EUA chamada O Filho de Netuno (Percy!) com previsão de lançamento em maio aqui no Brasil. O terceiro volume já tem nome – A Marca de Atena (ei Annabeth!) ainda sem previsão de lançamento. O livro extra Os Diários do Semideus tem previsão de lançamento nos EUA em agosto. Nada mais gostoso do que a ansiedade da espera! #rs.


Fiquem atentos semideuses! O último capítulo será contado!


Classificação:

Leia também

5 comentários

  1. GiselaMenicucciBortoloso25/03/2012 16:03

    Tenho este livro aqui em casa mais ainda não li, minha filha adorou! Sou fã deste autor pois acho que ele consegue ensinar um pouco de história nos seus livros que são voltado para o público juvenil, que lê, se diverte e de quebra sempre aprende alguma coisa.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  2. Eu também aprendi MUITA coisa de mitologia (para quem não sabia nada kkkkkkkk) e dou risada com as loucuras desses semideuses, tirando o fato que eu sou BEM chata e exigente, é uma série que vale a pena ler =D

    ResponderExcluir
  3. estou ansiosa para ler esta série, já li toda a série Percy Jackson e os olimpianos, espero que esta nova série traga a mesma vontade de nunca parar de ler como os livros da série interior

    ResponderExcluir
  4. Essa série está sendo tão boa como foi Percy Jackson, eu acho que não vai decepcionar ninguém =)

    ResponderExcluir
  5. Que bom sou fã do Rick e estou louquinha para ler, obrigada!

    Subject: [mundosilencioso] Re: Mundo Silencioso: Resenha Ilustrada: "O Herói Perdido" (Série Os Heróis do Olimpo - Vol. I) - Rick Riordan

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!