Dossiê Literário #2 Young Adult Lit

By 18:05

A coluna Dossiê Literário tem por objetivo informar e divagar a respeito de qualquer assunto, como o próprio nome diz, relacionado a literatura. 
Olá people!

 O Dossiê Literário está de volta! Nessa postagem vamos pitacar um pouco a respeito de um gênero literário muito popular nos últimos anos, o famoso Young Adult Literature.

Em claras palavras, o gênero é destinado para um público entre 12 aos 21 anos. A faixa etária na realidade não é uma coisa precisa, mas é essa mais ou menos as idades dos leitores de YA Lit - o que não impede de haver uma parcela que seja mais velha do que isso que também leia.

Muitas pessoas confundem YA Lit com Literatura Infato-Juvenil. Porém há uma diferenciação entre os gêneros, devido ao fato do YA Lit abordar temas "mais adultos" do que a Literatura Infato-Juvenil que em sua essência, aborda também temas do YA, porém ainda com resquícios de infantilidade. 

O gênero possui alguns padrões de temas e estilo. Por exemplo, o(a) protagonista é sempre um(a) adolescente em conflitos, sejam familiares ou sociais. Há também como temas bastante explorados os conflitos de personalidade, relacionamentos amorosos, drogas, sexualidade, buylling, dentre outros temas que acercam a juventude. Tudo isso encaixado de alguma forma nos já conhecidos gêneros de Fantasia, Drama, Comédia ou Terror. 

Particularmente, eu sempre tive um certo preconceito pelo gênero (irônico já que eu estou na faixa etária de leitores e já li YAs sem saber!). Mas como todo estilo, há os bons livros e os maus livros e isso é fato comprovado. Infelizmente, academicamente falando - e isso é o que dizem, não sou eu quem estou dizendo - o YA Lit nunca foi bem visto pelos teóricos literários. Por que isso? Posso responder dizendo que os temas juvenis às vezes não é muito bem explorado e fica aquela coisa artificial e forçada, criando um estereótipo de adolescentes/jovens adultos que não existem. Eles até podem ter razão em se tratando de livros específicos, mas não devemos generalizar.

Reforçando: não são todos os livros YA que são dessa forma, mas a impressão que dá em alguns, é essa. Com o advento das distopias YAs é que realmente eu senti vontade de mergulhar mais no universo da juventude nesse sentido e ver jovens comuns viraram protagonistas de uma saga heróica. Não só as distopias, mas também a fantasia YA também há muitos bons romances por aí.

Para citar os autores mais famosos do gênero, são esses:

  • Meg Cabot
  • Cory Doctorow
  • Stephenie Meyer
  • Rick Riordan
  • Suzanne Collins
  • J.K.Rowling - metade da saga Harry Potter já é YA
  • J.D. Sallinger
  • Cecily von Ziegesar
Há quem discorde dessa lista, há quem concorde. Como tudo é relativo em se tratando de literatura,  a discussão é sempre inevitável e os fatos sempre mutáveis, nunca exatos. O que podemos prever é que o gênero ainda vai perdurar e estar na moda ainda por muitos anos, e se essa é uma forma de atrair a juventude para a leitura, é algo realmente bom. 

Porém, é necessário "crescer" e literatura não é só YA. Há muito o que se pode explorar, conhecer e aprender.          


Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!