Resenha: The Mark of Athena (Os Heróis do Olimpo Vol. III) - Rick Riordan

By 15:31 , , , , ,


Título: The Mark of Athena
Autor: Rick Riordan
Ano de Publicação: 2012 (EUA)
ISBN: 978-142317497-4
Editora: Disney Hyperion Books
Sinopse: Os semideuses romanos e gregos terão de cooperar em ordem para derrotarem os gigantes antes de eles libertarem a Mãe Terra, Gaia. Juntos eles navegarão para uma terra antiga – Grécia, ela mesma – para encontrarem as Portas da Morte.
Annabeth is terrified. Just when she’s about to be reunited with Percy—after six months of being apart, thanks to Hera—it looks like Camp Jupiter is preparing for war. As Annabeth and her friends Jason, Piper, and Leo fly in on the Argo II, she can’t blame the Roman demigods for thinking the ship is a Greek weapon. With its steaming bronze dragon masthead, Leo’s fantastical creation doesn’t appear friendly. Annabeth hopes that the sight of their praetor Jason on deck will reassure the Romans that the visitors from Camp Half-Blood are coming in peace. And that’s only one of her worries. In her pocket Annabeth carries a gift from her mother that came with an unnerving demand: Follow the Mark of Athena. Avenge me. Annabeth already feels weighed down by the prophecy that will send seven demigods on a quest to find—and close— the Doors of Death. What more does Athena want from her? Annabeth’s biggest fear, though, is that Percy might have changed. What if he’s now attached to Roman ways? Does he still need his old friends? As the daughter of the goddess of war and wisdom, Annabeth knows she was born to be a leader, but never again does she want to be without Seaweed Brain by her side. Narrated by four different demigods, The Mark of Athena is an unforgettable journey across land and sea to Rome, where important discoveries, surprising sacrifices, and unspeakable horrors await. Climb aboard the Argo II, if you dare. . .
Atenção! A resenha possui spoilers dos livros anteriores da série!

Eu estava devendo essa resenha há tempos. Faz quase três meses que eu terminei de ler este referido livro e nada da resenha. Eu estava cogitando em apenas publicá-la quando o livro sair em português, em maio precisamente, mas para quê esperar? Pretendo adquirir a versão em português, mas até lá...

Muitos foram os burburinhos e spoilers que eu infelizmente vi na internet já que eu levei quase dois meses para ler. Ainda sim, as surpresas não deixaram de surpreender. É notável o total domínio do autor para direcionar a história e gerenciar sete personagens (oito contando com o treinador-sátiro Gleeson Hedge). O que eu mais ficava curiosa era em como seria este encontro dos sete da Grande Profecia juntos para finalmente caírem na estrada para derrotar Gaia e os Gigantes. Com três pontos diferentes de narração – Annabeth, Piper e Leo – o autor vai brincando com os receios, medos e esperanças dos personagens, tanto introspectivamente, quanto exteriormente – referenciando os outros personagens através dos citados.

Como eu já mencionei isso nas outras resenhas da série, Riordan usa sutilmente esses receios dos personagens, ou seja, ele não se aprofunda completamente, porque afinal de contas, é um livro juvenil, uma grande aventura e é esse o propósito da obra. Com um leve tom sombrio, há muitos momentos de humor entre eles, isso já ficando no encargo de Leo e Percy. Frank acabou virando um alívio cômico, sendo engraçado meio que sem querer.

Um fato interessante é que mesmo os semideuses ainda se mantendo com os seus pequenos grupos originais dos livros anteriores – exceto Leo que é excluído, já que Jason e Piper só pensam neles mesmos – nas missões de reconhecimento, eles inovam na escolha dos trios, como por exemplo, Annabeth, Piper e Hazel. Esse momento delas três juntas foi engraçadíssimo e ao mesmo tempo tenso...

Os conflitos entre eles não foi deixado de lado. Afinal, sete adolescentes diferentes convivendo juntos por semanas, não ia ser sempre um mar de rosas. São nestes momentos que o temperamento de cada personagem é ressaltado, e como eu já esperava, Percy e Jason - mesmo sendo civilizados um com o outro – deixam transparecer uma competição entre os dois já que eles são os mais fortes dos sete e líderes por natureza (para mim somente Percy é realmente líder, já que o Jason até agora não fez nada de grande relevância...).

Com a declaração oficial de guerra contra os setes vindo do Acampamento Júpiter, a narrativa segue num ritmo frenético do início ao fim e são poucos os momentos de folga, onde dá para respirar em alívio (dá para relaxar e dormir na narração da Piper...). E claro, o romance também circunda o Argo II e há muitos momentos fofos entre Percy e Annabeth - sem mencionar um triângulo amoroso que está se formando com Leo, Hazel e Frank. Em se tratando da filha de Plutão, o mistério de Sammy e Leo é revelado e foi um dos momentos em que eu mais me surpreendi.

A grande reviravolta ficou para o final, digno de você querer matar o autor por terminar o livro daquela forma. Annabeth desde o início deixa claro que tem uma missão difícil a cumprir, mas ninguém imaginava que isso teria um preço tão alto. Destaco também a coragem da personagem em enfrentar os seus piores medos, e apesar dela se achar inferior em comparação com os seus colegas, ela prova que o conhecimento é a mais poderosa das armas. Eu adorei vê-la em destaque nesse livro, porque é uma das minhas personagens preferidas.

Não foi simples eu ler este livro originalmente no inglês, porém foi a minha porta de entrada para essa nova forma de ler, e com o pouco tempo desse exercício, a melhora foi significativa.

O que resta é esperar para o quarto do livro da série que será lançando em outubro deste ano, The House of Hades (A Casa de Hades), com o fim próximo...

Classificação

 Este livro faz parte da coluna Reading in English

Série Os Heróis do Olimpo
1. O Herói Perdido (The Lost Hero)
2. O Filho de Netuno (The Son of Neptune)
3. A Marca de Atena (The Mark of Athena)
4. A Casa de Hades (The House of Hades)


Leia também

2 comentários

  1. Eu me lembro quando você falou aqui no blog que ia começar a ler este livro. Eu adoro este autor e minha filha também. Tenho os dois primeiros livros mais ainda não comecei a leitura pois os volumes da série demoram muito a serem publicados, então vou deixar para ler somente quando tiver os 4 livros em mãos.

    Gisela - Ler para Divertir

    Obs: Adorei a nova cara do blog.

    ResponderExcluir
  2. O que prejudica mesmo é a demora para publicar os livros sequenciais rsrs mas como eu já disse, eu não ia aguentar esperar a série terminar de ser publicada nos EUA e depois em português no Brasil... Coisa de fã louca XD
    Bjs!

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!