Resenha: As Duas Torres (O Senhor dos Anéis - Vol. II) - J.R.R. Tolkien

By 20:44


Título Original: The Lord of the Rings: Part II - The Two Towers

Autor: J.R.R. Tolkien
Tradutores: Lenita Maria Rímoli Steves, Almiro Pisetta
Ano de Publicação: 1954/ Edição de 2000
ISBN: 85-336-1338-5
Editora: Martins Fontes
Volume anterior: A Sociedade do Anel
Sinopse: A Comitiva do Anel se divide. Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o Grande Rio Anduin – mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos...



Atenção: Spoilers do livro anterior!


Seguindo com a narrativa terminada em A Sociedade do Anel, o livro é divido em duas partes assim como o seu antecessor. Na primeira parte temos a batalha que leva o título do livro, e na segunda, a jornada de Frodo e Sam até Mordor. A primeira parte é mais dinâmica por tratar de assuntos referentes ao conflito com Sauron e seus adeptos, que se aproxima e que ganhará o seu ápice no próximo e último livro, O Retorno do Rei.

Um fato curioso é a amizade entre Legolas e Gimli que se fortifica, sendo um fato incomum para o universo da série - um elfo ser amigo de um anão. Os trechos relacionados aos dois são muito bem humorados.

A narração da primeira batalha da Guerra do Anel é o ponto alto dessa primeira parte e também de todo o livro. O autor não poupa descrições de cenas e principalmente de lugares da Terra-Média que a cada novo capítulo lido, vai ganhando contornos e formas diferentes, tornando-se assim um lugar quase tão real como o mundo onde nós vivemos. Não deixa de serem deveras, algumas vezes maçantes certas passagens apenas de descrições e acrescento que o livro anterior, em comparação com este, era mais dinâmico em termos dos acontecimentos da história. Prova disso é que eu levei muito mais tempo lendo As Duas Torres do que A Sociedade do Anel.

A segunda parte do livro é arrastada, mas reserva um final de tirar o fôlego e de se surpreender: Sam Gamgi rouba a cena nas últimas páginas do livro em um verdadeiro ato de heroísmo, enquanto Frodo está em grandes apuros... O resto, só lendo mesmo. O final termina de uma forma ao qual você tem vontade de querer bater em Tolkien por terminar a história daquela forma.

O terreno foi preparado nesses últimos dois livros para a Guerra do Anel. O que resta agora é cada um armar o seu arco, ou pegar suas espadas ou machados e se preparar para o conflito – torcendo que Frodo e Sam consigam cumprir suas missões.

Trilogia O Senhor dos Anéis:


- As Duas Torres

- O Retorno do Rei

Classificação:


Leia também

2 comentários

  1. Estou vendo que sua leitura na trilogia está avançando e que você está gostando. Eu cheguei até aí, parei na metade do terceiro livro. Mas como já comentei aqui anteriormente quero ler todos novamente, acho que agora vou ter outra percepção sobre os livros.

    Abraços,

    Gisela

    @lerparadivertir

    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  2. Gi, é aquela famosa história dos livros e as fases da vida. Se eu tivesse tentado ler a trilogia há alguns anos atrás (e eu tentei e não consegui), eu não teria gostado como estou gostando hoje... Acho que é a mesma coisa com você, talvez não era o seu momento de ler Tolkie rsrs. Eu até ouvi um comentário a respeito da trilogia que dizia que os livros se tornam melhores quando vc os termina de ler... Com o Senhor dos Anéis, funciona assim =)

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!