Resenha: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

By 16:05

Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Ano de Publicação: 2013
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-368-8
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Ainda estou tentando entender e absorver o máximo possível dessa leitura tocante. Eu diria que O Oceano no Fim do Caminho é daqueles tipos de livros que você precisa ler duas vezes – não para entender, mas sim para apreciar. Porque de enredo, o livro a primeira vista parece compor uma história simples, porém quando se mergulha nos acontecimentos do menino-narrador sem nome e de sua família, a simplicidade se une a magia das palavras e de todo um mundo criado que salta aos nossos olhos. Confesso que eu me interessei pelo famoso livro justamente por Neil Gaiman ter uma reputação reconhecida como autor e por ele ter escrito alguns episódios de uma das minhas séries favoritas, Doctor Who.

Como experiência de leitura eu diria que eu voltei à infância e me vi no lugar do personagem principal em vários momentos. É maravilhosa essa identificação com os personagens, porque o leitor sabe e sente o que se passa no decorrer do livro. Por mais que eu tenha achado estranho uma criança narrar com um vocabulário tão rico, percebe-se que a narração da criança se mistura com a narração com o eu dela adulto – misturando visões infantis com visões maduras – o que enalteceu muito mais o modo de contar a história. A inocência em contraposto com as “coisas feias” do mundo adulto é muito bem explorada pelo autor.

Não se pode deixar de falar das personagens da família Hempstock composta por três misteriosas mulheres – Lettie, a mãe e a avó dela – que acabam por desempenhar um papel fundamental na trama. Particularmente, eu concordo com a crítica no geral quando afirmaram que o autor fez um louvor às mulheres no livro, retratando-as nas três fases da vida: juventude, maternidade e velhice, sempre com um tom de sabedoria em volta das três personagens.

Com uma narração simples e lírica, O Oceano no Fim do Caminho é uma viagem aos nossos mais íntimos terrores infantis, mas sempre buscando afogar esses medos para superá-los – afinal é necessário crescer, porém não é necessário deixar de ser criança.

Classificação


Leia também

6 comentários

  1. Este autor está na minha lista de desejados mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dele ainda. Gostei muito da resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler algo dele
    Um abraço
    Gisela
    Ler para divertir

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc vai gostar muito desse livro, Gisela :)


    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Na minha última ida a livraria eu quase comprei este livro, mas acabei desistindo na ultima hora e pegando outro no lugar. Agora ele já esta anotado aqui e na próxima ele não escapa rs.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena a compra, Fernando, o livro é espetacular ;)


    Obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim aqui para te avisar que há um selo para vc no meu blog, espero que goste!!! :D

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lieh, indiquei seu blog para responder uma TAG, espero que goste: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2014/03/tag-versatile-blogger.htmlBjos!

    ResponderExcluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!