Resenha: Doctor Who: Mortalha da Lamentação - Tommy Donbavand

By 16:07 , , ,

Título Original: Shround of Sorrow
Autor: Tommy Donbavand
Ano de Publicação: 2015
ISBN: 9788581052649
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Em Doctor Who – Mortalha da lamentação, é o dia seguinte ao assassinato de John F. Kennedy — e o rosto de pessoas mortas começa a aparecer por toda parte. O guarda Reg Cranfield vê o pai na névoa densa ao longo da estrada Totter Lane. A repórter Mae Callon vê a avó em uma mancha de café na mesa de trabalho. O agente especial do FBI Warren Skeet se depara com seu parceiro falecido há muitos anos olhando para ele através das gotas de chuva no vidro da janela. Então os rostos começam a falar e gritar. São as Mortalhas, que se alimentam da tristeza alheia, atacando a Terra. Será que o Doutor conseguirá superar o próprio luto para salvar a humanidade?



Ah Doctor Who! Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada e super fangirl da série desde quando eu comecei assistir o reboot de 2005 com o Christopher Eccleston na pele do 9th Doctor em meados de 2012. Desde então não larguei mais e a cada dia meu amor e carinho por essa série maravilhosa aumenta. Doctor Who já faz parte da minha vida e dos surtos e foi com alegria que iniciei a leitura de Mortalha da Lamentação

Com um ritmo rápido e de tirar o fôlego, Tommy Donbavand entrega uma aventura que facilmente poderia ser adaptada para TV, mantendo o estilo narrativo de aventuras do nosso querido Time Lord - mais uma vez a Terra se encontra em perigo, com a ajuda de Clara e alguns humanos espertos, o Doctor corre contra o tempo para salvar a humanidade. De novo. E que whovian irá se cansar de ver isto, não é mesmo? Eu que não!

Apesar de não possuir complexidade de trama como vários arcos da série, a simplicidade do enredo agrada por ser uma leitura rápida e fácil de acompanhar, apesar de em alguns momentos o autor poderia ter se extendido mais em explicações e detalhes. Mas isso é dispensável se pensarmos que a intenção do autor era justamente prender o leitor no meio da ação - definitivamente ele conseguiu, porque quando alcancei o clímax, foi impossível largar o livro. Uma cena em particular no final simplesmente quebrou o meu coração... #feels

A caracterização do Doctor ficou impecável e eu consegui "ouvir" meu querido Matt Smith enquanto lia, sem mencionar as piadas e o timing perfeito do 11th que eu adoro. Clara por outro lado, deixou a desejar. Não achei a personagem bem descrita no romance, seja por suas ações ou diálogos. Uma pena, porque Miss Oswald é minha companion favorita e eu realmente esperava mais dela. Quem sabe na próxima... Adorei Mae Callon e Warren Skeet e mesmo que não deu tempo de se apegar aos personagens, eles foram fantásticos em auxiliar o Doctor nos momentos difíceis e acredito que eles dariam bons companions. 

Divertido e com uma leitura fácil, eu recomendo Mortalha da Lamentação para fãs e não fãs da série pois é uma boa maneira de introduzir o universo e entreter.

Ps: Mais resenhas dos livros da série que já foram publicados no Brasil estão a caminho... :D



Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!