Resenha: Quando Cair o Verão e Outras Histórias

By 10:18 , , ,

Título Original: Doctor Who: Summer Falls
Autor: James Goss 
Ano de Publicação: 2014
Editora: Suma de Letras
ISBN: 8581052258
Sinopse: Doctor Who: Quando cair o verão e outras histórias é um livro de contos inspirados em episódios da série britânica Doctor Who, que em novembro de 2013 completou 50 anos no ar. A obra reúne três contos: Quando cair o verão, de Amelia Williams; O Beijo do Anjo, de Melody Malone; e O Demônio na fumaça, narrado pelo Sr. Justin Richards. O livro traz ainda uma rara entrevista com Amelia Williams, a reclusa autora de A garota que nunca cresceu, e uma nova introdução escrita por ela.



Quando Cair o Verão & Outras Histórias é uma antologia com três contos relacionados ao universo de Doctor Who: Quando Cair o Verão, baseado no episódio The Bells of Saint John (um do meus favoritos da 7ª temporada), O Beijo do Anjo baseado no episódio The Angels Take Manhattan (triste episódio hein...) e por último O Demônio da Fumaça, baseado no meu especial de Natal favorito da série, The Snowmen

O Doctor em si aparece apenas no primeiro conto (Quando Cair o Verão) porém conhecido como Curador (quem viu o especial de 50 anos vai entender a referência). Este primeiro conto foi muito divertido e gostoso de ler pela narração de Kate, a protagonista da história. Com visões típicas de criança e com uma inocência dócil, ela conta como uma misteriosa pintura entitulada O Senhor do Inverno transforma seus últimos dias de férias em um pesadelo. Por possuir uma narrativa divertida e cativante, é o meu favorito da antologia e eu adorei o formato do história que lembra bastante conto de fadas em alguns momentos, o que remete muito à história do próprio 11th Doctor. 

Em O Beijo do Anjo temos como protagonista uma personagem bem conhecida dos whovians que nesta história atende pelo nome de Melody Melone. A narrativa é mais adulta e bem diferente do primeiro conto, já que o ponto de vista é da personagem em questão na Nova York dos anos 30 com um mistério envolvendo astros de cinema que desaparecem. Com um humor ácido e muito sarcasmo, a conclusão da história chega a assustar um pouco, sem mencionar alguns detalhes considerados macabros. Uma típica aventura de Doctor Who.

Por último, temos O Demônio da Fumaça com a participação da trupe de amigos do querido Doctor, sendo eles Madame Vastra, Jenny e Strax na Inglaterra vitoriana que precisam investigar um assassinato envolvendo um boneco de neve e dois garotos - Harry e Jimmy - que sem querer foram testemunhas do ato. Eu diria que este é o conto mais sombrio da antologia porque temos mortes bem horríveis envolvidas e pela forma como a narrativa é construída como um thriller. Strax com o seu jeito bem peculiar arranca gargalhadas e deixa a história mais leve em vários momentos. O conto serve como um prequel para o episódio The Snowmen, porque basicamente explica como o vilão do citado especial de Natal nasceu. 

No fim, temos um pequeno vislumbre de Amelia e Rory Williams, primeiros companions do 11th Doctor que vivem agora na mesma Nova York de Melody Melone. Quem assistiu a 7ª temporada sabe o que aconteceu com eles, e o finalzinho da entrevista é de cortar o coração. Poor Amelia... Mas adorei ver este pequeno trecho sobre estes queridos companions que nunca serão esquecidos.

Quando Cair o Verão & Outras Histórias é um ótimo deleite para os whovians, não só pelos contos, mas também pela introdução logo no começo do livro pela querida Amelia Williams que já enche de feels todos os fãs da série e dar aquela dor no coração (ou nos dois corações) que todos os whovians conhecem bem...




Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!