[Projetor] Band of Brothers

By 11:50 , , ,


Eu já tinha lido bastante resenhas positivas a respeito de Band of Brothers antes de finalmente assistí-la nas últimas semanas. Ainda é difícil processar os pensamentos direito por conta do quão emocionante foi acompanhar a jornada da Easy Company da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, desde o seu treinamento ao Dia D até a chegada na fortaleza de Hitler em Berchtesgaden na Alemanha.

Baseado em fatos reais e no livro do autor Stephen E. Ambrose de mesmo nome, o que mais impressiona inicialmente é a realidade crua e verossímel da guerra. Não há nenhum tipo de suavização das mortes brutais e da violência tanto física e psicológica dos recrutas e é impossível se manter neutro diante das perdas. Destaco em especial os episódios "Bastogne", "Why We Fight" e "Points" por conterem uma carga emocional enorme e por terem sido os que mais eu me emocionei assistindo.

A série é um retrato fiel da Segunda Guerra sem nenhum tipo de pretensão de heróis e vilões como muitas vezes é retratado no cinema ou na TV (coisa típica dos americanos). Os dois lados foram cruéis. Tivemos sim muitos momentos heróicos dos personagens - destaco cenas marcantes do capitão Ronald badass Speirs, do major Richard Winters e as cenas de cortar o coração do médico da compania Eugene Roe - além de muitos outros personagens que tiveram seus momentos inesquecíveis.  



É impossível não gostar deles pelo carisma individual de cada um, ao mesmo tempo o sofrimento foi grande quando tantos personagens que passaram pela série morreram de forma brutal. Além disso, o que eu mais gostei do roteiro foi a forma como os soldados alemães foram retratados de forma breve no fim da série, não como o mal em uma farda, mas também como pessoas com os mesmos sentimentos de amizade e amor uns pelos outros.

Às vezes foi um pouco difícil de acompanhar o que estava acontecendo no campo de batalha nos primeiros episódios, pois tudo era muito rápido e não era fácil identificar quem era quem durante essas cenas. A série acerta e muito em mostrar o ponto de vista de cada personagem durante os episódios, pois isso dá mais empatia para o telespecator em entender as atitudes e o sofrimento particular de cada soldado. Emociona também as entrevistas com os soldados reais retratados na série como somente no final revelando quem era quem.

O mais bonito de se ver é a criação do laço de amizade e carinho entre eles, como dito nas palavras do major Winters na entrevista no final da série "Eu não sou um herói, mas eu servi em uma compania de heróis" que resume muito bem a história desses homens comuns que deixaram suas vidas para trás.

Com diálogos impecáveis, fotografia e trilha sonora marcante, Band of Brothers é aquela série inesquecível que vale pena rever muitas vezes e uma das melhores que eu já assisti. 

Título: Band of Brothers
Canal: HBO
Ano: 2001
Produção: Tom Hanks, Steven Spielberg
Episódios: 10 (1h) - Temporada única

Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!