Resenha: A Pirâmide Vermelha (As Crônicas dos Kane #1) - Rick Riordan

By 21:09 , , ,

Tìtulo Original: The Red Pyramid
Autor: Rick Riordan
Ano de Publicação: 2010
Editora: Intríseca
ISBN: 9788598078977
Sinopse: Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.


Eis que finalmente comecei a ler As Crônicas dos Kane! Lembro que comprei a trilogia na Bienal de 2012 mas nunca conseguia pegar para ler por razões diversas. Este ano eu estabeleci que eu tirar o atraso desta série, como também eu pretendo terminar a trilogia O Senhor dos Anéis.... Em fim.

Já li toda a série Percy Jackson e Os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo e como já conheço a fórmula do autor de contar uma aventura, muitas coisas eu já esperava enquanto lia A Pirâmide Vermelha. Como sempre os personagens são o verdadeiro destaque da narrativa, esta centrada nos irmãos Kane - Sadie e Carter. Os dois são muito diferentes na forma de pensar e agir, e isso fica claro durante a história devido a alternância de pontos de vistas entre um irmão e outro. Essa técnica Riordan utilizou posteriormente na série Os Heróis do Olimpo e funciona muito bem, obrigada (salvo algumas controvérsias com alguns personagens da série citada que eu já mencionei em outras resenhas). Sadie me lembrou um pouco meu queridíssimo Percy pelo senso de humor.

Depois de embarcar no mundo da mitologia greco-romana que eu amo muito, entrei em território desconhecido com a mitologia egípcia. Se você acha que as histórias dos deuses e criaturas da mitologia grega é confusa, é porque você não viu nada sobre a egípcia. Ficou claro para mim que o autor tentou simplificar ao máximo, assim como ele fez com a grega, mas não foram poucos os momentos que eu me confudi e até me perdi um pouco na narrativa dos deuses Osíris, Ísis, Set e Hórus e seus conflitos pertinentes à jornada dos irmãos Kane. Nada que atrapalhesse muito a minha leitura, apesar deste pequeno problema que tive.

Outra questão que eu acredito que seja de caráter mais pessoal, é que eu achei alguns capítulos e passagens longos demais ou muito monótonos, principalmente na metade do livro. Comparando por exemplo com O Ladrão de Raios, A Pirâmide Vermelha é um livro um pouco mais extenso e às vezes arrastado com as diversas informações inseridas, o que quebrou um pouco o ritmo frenético do começo do livro. Além disso, apesar de eu ter amado Sadie e Carter desde o começo, penso que eles ainda precisam se desenvolverem melhor como protagonistas, terem mais carismas e características mais marcantes. 

Obiviamente tenho ciência que ao contrário de Percy Jackson/Os Heróis do Olimpo, As Crônicas dos Kane é uma trilogia apenas e acredito que o tio Rick precisou inserir o máximo de informações possíveis em cada livro para a compreensão do enrendo. Ele teve dez livros para dissecar a mitolgia greco-romana, porém apenas três para desenvolver e apresentar a mitologia egípcia, os personagens principais, etc. Talvez essa seja a principal razão para o volume maior de informações só neste primeiro livro.

Probleminhas à parte, A Pirâmide Vermelha não decepciona quando você procura ler uma aventura divertida, engraçada - teve passagens e piadas que eu não consegui segurar o riso - e de tirar o fôlego. Gostei como o final deu um tom um pouco mais sombrio para o que está por vir nos próximos dois livros da série e também por este não ter sido tão óbvio como eu acharia que fosse. 

Nem preciso dizer que recomendo.


 As Crônicas dos Kane

A Pirâmide Vermelha #1
O Trono de Fogo #2
A Sombra da Serpente #3

Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!