[Mundo Escrito] NaNoWrimo 2016

By 21:47 , ,


Depois de tanto ouvi falar do NanoWriMo, assim de última hora sem pensar muito, resolvi particpar esse ano - ou pelo menos dar uma forma para uma ideia de uma história esquecida. Talvez você já leu em algum lugar sobre o National Novel Writing Month, mas se não em resumo é um projeto global que é uma maratona de escrita que se inicia no dia 01 de novembro vai até o dia 30.

O desafio? Tirar da gaveta aquele seu projeto de livro que nunca vai para frente e escrever o primeiro rascunho em 30 dias, com 50 mil palavras. Sim, é bem assustador quando você para para pensar e até parece coisa de doido, mas o projeto ao mesmo tempo que é desafiador, parece ser divertido - pelo menos eu espero que seja para mim, apesar de eu já sentir que vai ter alguns dias que eu vou sofrer para escrever.

Bem, o meu projeto é uma velha ideia que estava engavetada e esquecida nas minhas pastas do Word que eu tinha iniciado a escrita há alguns anos, mas não foi para frente. Sendo assim, nesses dois dias antes do início da maratona, peguei essa ideia e construi um pequeno esboço em cima dela usando o yWriter - que é uma ferramenta para escritores organizarem suas ideias, desde construção do perfil dos personagens até cenas de capítulos. Está sendo bem útil para mim porque eu nunca consegui criar um esboço decente para os meus personagens e para o enredo e si, pois sempre fiz uma bagunça com trocentos arquivos .doc e depois nunca me encontrava haha!

Além do mais, não é um romance infanto-juvenil - como eu mencionei nessa postagem sobre os meus gostos para romances - e encaro esse primeiro rascunho como um exercício, um experimento. Óbvio que pretendo sim, se tudo der certo, publicá-lo em plataformas como Wattpad... Mas isso é para o futuro. A questão é que não vou me pressionar e sinceramente, não tenho medo de "perder" o NaNoWriMo, por mais estranho que isso soe, que é o acontece quando você não cumpre o desafio.


Mas Juliana, você não devia pensar em ganhar o NanoWriMo?! Óbvio que eu penso e quero ganhar, mas se eu conseguir escrever todos os dias, nem que seja meio parágrafo, eu já vou estar satisfeita. Eu tenho um problema sério de procrastinar com a escrita e isso me custou boas histórias que ficaram incompletas. Como eu disse, é um experimento para mim, um incentivo. Se eu consegui escrever 50 mil palavras até o fim do desafio, maravilha! Se não, maravilha também uai, pelo menos escrevi! 

Agora chega de papo porque eu preciso correr para terminar o esboço, deixá-lo pelo menos decente o suficiente para ajudar na hora de escrever com ajuda da playlist Best Tracks from Tarantino's Films, que não tem tanto a ver com o clima de drama  da minha história mas me deixa animada para escrever rs. Se der, vou atualizando sobre o NanoWriMo aqui no blog com pequenas postagens, mas também estarei dando atualizações o meu twitter

E você? Tem alguma ideia de livro e precisa de um incentivo? Já participou do NanoWriMo? Conte mais ;)


UPDATE: No meu perfil do Medium estarei publicando atualizações todos os dias sobre como anda a maratona, as neuras, surtos e as pequenas vitórias durante esse período ;)

Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!