[Review] Doctor Who: The Eleventh Doctor - Year One

By 13:56 , , , , , , , ,


Um consciente alienígena perdido no espaço, um camaleão mestre dos disfarces que deseja ser músico, uma garota que precisa dar a volta por cima e para completar o time, a mad man with a box! Bem-vindo a bordo da TARDIS com o 11th Doctor e a sua trupe ;)

Assim se inicia o primeiro ano de aventuras do 11th Doctor (Matt Smith) nos quadrinhos que se passam entre a lua de mel dos Ponds na 6ª temporada da série de TV. Somos apresentados a Alice Obiefune, uma jovem britânica que acabou de perder a mãe e não consegue seguir em frente com a própria vida e o clássico acontece: o Doctor aparece de supetão e a vida da mulher vira de cabeça para baixo.


Tenho que confessar que as histórias do Eleven em geral não são minhas favoritas no quesito estilo narrativo, que é bem diferente dos outros Doctors e as HQs seguem o mesmo padrão. Um grande arco que se inicia já nas primeiras histórias que vai se arrastando durante todo o ano até finalmente ser resolvido nas últimas issues, assim como aconteceu na TV. Não é ruim, mas muitas vezes eu me perdi um pouco durante a leitura devido ao excesso de informações e o ritmo frenético do próprio 11th.

Entretanto, há histórias fantásticas nos três volumes de aventuras, a maioria assinada pelos roteiristas Al Ewing e Rob Williams  e ilustrado por Simon Fraser (2000 ADjá iniciando com a apresentação da companion. Alice demonstra em alguns momentos ser uma pessoa um pouco complicada de lidar e até mesmo cabeça dura - não foram poucas as vezes que ela e o Doctor tiveram discussões. Mesmo assim, ela foi humilde o suficiente em vários momentos para reconhecer que estava errada, o que dá à personagem um crescimento e amadurecimento muito bacana. Ela no entando, também dá uma sacudida no Doctor quando ele estava para tomar uma decisão bem ruim, tornando a dinâmica Doctor/Companion bem mais harmoniosa no fim. 

No decorrer das aventuras conhecemos uma figura curiosa que se junta ao Doctor e Alice na TARDIS meio que por acaso, que é o metamorfo John Jones que nada mais é que uma grande homenagem ao David Bowie - detalhe que essas HQs foram publicadas em 2014, ou seja, bem antes da morte do músico no começo desse ano. Nas últimas histórias não fica claro se Jones irá retornar para o segundo ano de aventuras, que por sinal, já está finalizando mas resolvi fugir de spoilers rs. Eu só gostaria que ele fosse melhor desenvolvido e tivesse uma importânica maior como companion.

O outro alien é a entidade ARC que faz parte do grande arco desse primeiro ano sobre a SERVEYOUinc, uma misteriosa organização que está no encalço do Doctor querendo dominá-lo. O Doctor acaba por proteger ARC daqueles que querem feri-lo, mas no fim ele é que salva todo mundo... Também não fica claro se ele vai voltar, mas particularmente creio que não. 

Houve alguns momentos memoráveis nessas histórias como por exemplo, quando o Doctor quase se torna outra pessoa em The Other Doctor  tomando atitudes bem questionáveis, ficando ao encargo da Alice, Jones e ARC relembrá-lo quem ele é de verdade. Além de The Other Doctor, as minhas histórias favoritas são: What He Wants pois tem referências muito legais, Four Dimensions uma típica história do Eleven brincando com o tempo e Space Dimentions and Relative in Time que nada mais é de uma história contada de trás para frente haha. 

Para quem tem saudades do 11th Doctor, essas aventuras publicadas pela Titan Comics não deixa a desejar e é satisfatória, exigindo em especial uma melhoria nos traços, pois teve algumas histórias que a Alice estava muito diferente da issue anterior, mas em geral vale a pena a leitura.

As histórias que compõe o primeiro ano são:

1. After Life (1 part)
2. The Friendly Place (1 part)
3. What He Wants... (1 part)
4. Whodunnit / The Sound of Our Voices (2 parts)
5. Space in Dimension Relative and Time (1 part)
6. The Eternal Dogfight / The Infinite Astronaut (2 parts)
7. The Rise and Fall / The Other Doctor (2 parts)
8. Four Dimensions (1 part)
9. Conversion (2 parts)
10. The Comfort of the Good (2 parts)


Título: Doctor Who: The Eleventh Doctor - Year One
Roteiristas: Rob Williams e Al Ewing
Ilustração: Simon Fraser 
Editora: Titan Comics
Idioma: Inglês 
Ano de Publicação: 2014
Classificação:
Comprar: Vol I - Amazon | Vol. II - Amazon | Vol. III - Amazon
*Comprando pelos links acima, você ajuda na manutenção do blog. 



Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!