[Mundo Nostálgico] Livros Favoritos do Pedro Bandeira

By 20:25 ,


Um dos meus autores favoritos da vida - no qual eu tive a honra de conhecê-lo na Bienal de 2010 - Pedro Bandeira foi o responsável pelo o amor que eu desenvolvi pela leitura lá pelos meus 11/12 anos. Seus livros voltados para o público juvenil marcaram gerações de leitores, e acredito que se você perguntar para qualquer pessoa que teve o costume de ler quando criança entre os ano 80, 90 e início dos anos 2000 ele ou ela com certeza vai citar algum livro do Pedro.

Assim como a série Vaga-Lume (que eu pretendo fazer um post sobre em breve) os romances do Pedro têm um lugar especial no meu coração até hoje e prentedo assim que eu puder, revisitá-los agora mais velha. Mas esses são os livros que considero favoritos e eu duvido a lista mudar:

A Droga da Obediência


Foi o primeiro livro do Pedro que eu li e lembro que eu peguei emprestado de uma biblioteca ambulante (a biblioteca-ônibus) que costumava passar no meu bairro uma por vez por semana. Lembro que foi até a minha mãe que fez o meu cadastro e disse para eu escolher um livro e dentre tantos peguei A Droga da Obediência - o primeiro volume da série incrível que é Os Karas! Já fiz até post no blog sobre eles e eu recomendo a leitura dos cinco volumes - sério, vocês não vão se arrepender, porque são aqueles personagens e histórias que você não esquece.

A Droga da Obediência possui um enredo entre o assustador e misterioso, cabendo aos cinco amigos - Miguel, Calú, Magrí, Crânio e Chumbinho - desvenderam o desaparecimento de vários estudantes do Colégio Elite. 

A Marca de uma Lágrima


Este foi um dos romances do Pedro que mais mexeu comigo na época que li porque eu conseguia me identificar com a protagonista (Isabel) em vários aspectos. É bonito a forma como ele lida com os dramas típicos da adolescência sem soar forçado ou com estereótipo de personagens bem caricatos - como eu senti quando li um livro da Thalita Rebouças por exemplo... 

Além disso, é baseado em um clássico da literatura, Cyrano de Bergerac, pelo dilema de Isabel sobre a morte e coração despedaçado ao ver seu grande amor Cristiano com sua melhor amiga Rosana, enquanto escreve lindos versos para ajudar os dois a ficarem juntos.

Agora Estou Sozinha


Outro clássico juvenil do Pedro também baseado em um romance já conhecido - Hamlet, O Príncipe da Dinamarca - Agora Estou Sozinha para mim é o mais sombrio dos romances dele, mas não deixa de ter uma trama supreendente e de cair o queixo. 

O livro conta a história de Telmah dividida entre a paixão e a vingança - paixão por Tiago enquanto o coração grita por vingança contra o próprio pai. Uma curiosidade sobre o nome da protagonista é que Telmah é Hamlet ao contrário.

Mariana


Ah Mariana! Ao contrário dos outros, esse livro é mais comédia romântica daquelas bem divertidas e fofas e também bem mais curto e de leitura rápida do que os outros - lembro que li esse em uma tarde. O romance conta as peripécias de Mariana que deseja muito crescer e ser mocinha por ver as suas amigas namorarem. Sendo assim, para não zombarem dela, ela inventa um namorado imaginário com a ajuda de seu amigo Jorginho.

Eu li vários do Pedro no decorrer dos anos e têm muitos que eu deixei passar - pode ser que eu coloque na lista de leitura hihi. E você? É fã do Pedro Bandeira também? Comente ☺

Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!