[Desafio Literário] Clássicos de Todos os Tempos

By 23:34 ,



Depois de seis anos de blog, finalmente eu criei coragem para lançar um desafio de leitura aqui, após de várias andaças e análises das minhas estantes do Skoob e do Goodreads. Percebi que eu tenho um pilha gigante de livros clássicos que eu nunca peguei para ler, mas que estão marcadinhos como quero ler ou to read lá, parados. Sendo assim, para começar 2017 animada, resolvi me desafiar e quem quiser pode participar. 




O que é o desafio?

O desafio é simples: ler e resenhar a lista no total de 81 livros de autores estrangeiros e nacionais que já são considerados clássicos da literatura, ou livros que tiveram algum impacto na época que foram lançados até o século XX que eu adicionei na minha estante virtual. Para se ter uma ideia, a lista que eu fiz inclui desde Homero até Bukowski, passando por distopias a dramas históricos. 

Por quê clássicos?

Ah essa é uma pergunta que muita gente pode fazer. Digo apenas que é porque eu gosto desses livros mais desafiadores e que de alguma forma, marcaram um período até os dias de hoje. Acredito que esses autores têm muito a ensinar para nós leitores do século XXI em vários aspectos. Alguns deles eu já conheço ou já li obras mais famosas, então inclui aquelas pouco conhecidas - como no caso da Elizabeth Gaskell e da Jane Austen - mas os outros eu vou conhecer no decorrer das leituras e vou confessar que eu estou ansiosa para ler alguma coisa do Charles Dickens.


Tem prazo?

Não, não tem prazo pois desejo deixar como um desafio fixo do blog até eu completar a leitura de toda a lista. Mas esses livros serão prioritários na hora da escolha de leituras e tentarei diminuir ao máximo a pilha até o final do ano que vem - dezembro de 2017. 

Posso participar?

Sim! Se você gostou da ideia e sente essa desejo de ler esses livros queridos também, fique à vontade para participar. O banner do desafio com o link dessa postagem vai ficar na barra lateral do blog e toda vez que uma resenha for publicada aqui no Mundo Silencioso de um dos livros da lista, também colocarei o banner para identificar que faz parte do desafio. Só peço que deixem um comentário nessa postagem ou entrem em contato aqui ou pelo facebook para avisar que está participando, apenas para o meu controle. 

Tem ordem de leitura?

Não, não é necessário seguir a ordem da lista, você pode escolher qualquer livro para começar e dar sequência ao desafio. Se por acaso algum livro da lista já foi lido por você, não tem problema. 


Além do desafio que inclui apenas obras de ficção, em 2017 estarei abrindo mais os meus horizontes literários com leituras de obras de não-ficção como os ensaios políticos e filosóficos de G.K. Chesterton, obras biográficas e literatura cristã católica. Não garanto a resenha de todos os livros nessa categoria, já que por se tratarem de obras de cunho mais filosófico, a meditação fica por conta do leitor e muitas vezes a resenha pode não ser muito justa para com a obra em si. 

Doctor Who e Neil Gaiman também vão continuar populando o blog no ano que vem já que a lista de livros e HQs de ambos só aumenta! Ainda não estabeleci a meta para o Reading Challenge do Goodreads e do Skoob, mas creio que será de 30 ou 40 livros - o dobro da meta desse ano. O desafio literário é um bônus para bater a meta de 2017. 

That's it. Espero sinceramente consegui pequenas vitórias com esse desafio com o passar do tempo :)



Leia também

2 comentários

  1. Olá, Ju. Irei participar do desafio também, ok? Postarei no meu blog. Se puder dar uma olhadinha nele e quiser parceria, fale comigo em alguma postagem lá ou mande um e-mail pra mim. pettine26@gmail.com
    http://umjovemnomundodasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, que bom que vai participar do desafio, boa sorte com as leituras!

      Excluir

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!