[Mundo Escrito] Mudanças de Planos e um Trechinho do Livro

By 20:48 , ,


O ano começou devagar.

Meu objetivo era finalizar a história iniciada no NaNoWriMo 2016 antes do Natal ou Ano Novo, mas acabei adiando por algumas razões pessoais, porém a principal delas foi a dor de me despedir dos personagens tão rápido.

Depois de uma maratona de trinta dias, eu já estava muito apegada ao Lucas e a Vitória de tal forma que quando cheguei no último capítulo, eu senti muita tristeza ao pensar que a jornada deles terminaria ali. Claro que há ainda as inúmeras edições desse primeiro rascunho que eu precisarei fazer; várias coisas que terei que mudar nos primeiros capítulos, entre outros detalhes. Sinto também que o texto precisa amadurecer mais antes de eu arriscar publicá-lo em qualquer site - sendo assim os próximos meses serão dedicados para esta finalidade. 

Tenho lido bastante artigos sobre escrita, seja em português ou em inglês, tanto artigos destinados para escritores de primeira viagem como eu como aqueles cujo o público já é mais experiente na função. Um dos meus ensaístas e estudioso literário favoritos que eu descobri é o Rodrigo Gurgel - seus textos são sempre lúcidos e cheio de dicas valiosas para qualquer escritor que deseja desenvolver seu próprio estilo com honestidade e observando os exemplos dos bons escritores do passado.

Algo importante, no entanto, aconteceu nessas últimas semanas que acarretou para que eu desse um tempo no livro: ganhei a confiança que eu necessitava diante do meu próprio romance, algo que estava muito abalada depois dos vários bloqueios criativos ano passado e dúvidas sobre estilo, direção e propósito da história. Nesta jornada que ainda não acabou, estou aprendendo e reaprendendo muitas coisas e por enquanto, já celebro como pequenas vitórias. 

Em novembro de 2016 quando comecei esta jornada, eu estava muito animada para publicar logo, mas agora estou mais pé no chão e reconheço a necessidade de uma lapidação profunda do rascunho. Ainda mantenho a decisão de não submeter a nenhuma editora, porque quero evitar dores de cabeça desnecessárias e nós blogueiros literários sabemos muito bem que autores iniciantes no mercado editorial brasileiro são sim desprezados. Então para não perder meu tempo, prefiro usar as plataformas de auto-publicação. 

Não tenho previsões de quando essa fase de revisão vai terminar, porém assim que eu tiver alguma novidade, eu compartilharei aqui com toda a certeza, até lá preciso finalizar o último capítulo que está sendo um parto para sair... 

Como sou boazinha, deixo aqui um trecho da história que eu acho fofo:


A verdade era que ela não queria que aquele Lucas voltasse para o futuro de onde veio, porque onde quer que o Lucas do tempo atul estivesse, ele estava mais distante do que nunca dela - não somente um oceano inteiro. Contudo ainda tinha muitas coisas que gostaria de saber e com um sorriso travesso indagou:
- Se você veio do futuro, como você consegue provar para mim?
Lucas olhou de um lado para o outro como se ela fosse um alienígena.
- Como assim? - Lucas não escondeu o humor na voz -  Você quer os números da Mega-Sena desse ano ou algo do tipo?
Vitória riu feliz que ele estava disposto a manter a conversa amigável, apesar de tudo.
- Eu não sei, pode ser qualquer coisa interessante - Por exemplo, quem foi destaque na Paris Fashion Week para o meu desgosto por ver estilista que não merecia estar ali.
A expressão de Lucas estava tão engraçada, que Vitória riu mais ainda. 
- Hã... Acho que eu não sou bom nessa parte.
- Eu sei, bobo. Mas acabei de constar que você continua não entendendo nada do meu trabalho, então acho que essa é uma boa prova por enquanto. 
Foi a vez de Lucas rir pela sagacidade de Vitória. Por um segundo os dois sorrisos e olhos alegres se encontraram, crescendo uma candura maior do que eles poderiam traduzir em palavras. Foram segundos o suficiente para o coração de Vitória acelerar de novo.
- Bem, se você quer saber de trabalho, saiba que eu estou a ponto de formar um cirurgião com experiência. O programa já está acabando e logo vou poder concluir a pós.
- Saiba que eu já estou orgulhosa de você desde agora - ela sorriu com doçura - E espero que você crie coragem para me convidar... No futuro. 
Lucas acenou ainda aquele mesmo olhar esquisito de quando ela perguntou sobre como ele descobriu que tinha viajado no tempo, apenas aumentando as suspeitas da garota. 


Leia também

0 comentários

Hey ;) Obrigada por deixar o seu comentário e volte sempre!